HELIMAX
Os redutores HELIMAX são de engrenagens cilíndricas com dentes helicoidais e eixos paralelos ou eixos ortogonais, disponíveis nas reduções de 1,12 a 355 e capacidade de 2000 a 500.000 Nm.
Carcaça
Produzidas em ferro fundido nodular e chapa de aço soldada para tamanho E65.
Construção bipartida na altura dos centros dos eixos para tamanhos acima do E14 e carcaça monobloco para tamanhos E10 a E14, permite um fácil acesso a todos seus componentes, facilitando a manutenção.
Possui tampa de inspeção superior, o que permite examinar o redutor sem remoção do equipamento que está instalado.
Eixos de saída
Os eixos são fabricados em aço-liga e tratados termicamente. Todos os assentos e pontas de saída são retificados conforme tolerância indicadas no catálogo.
Engrenagens
As engrenagens são fabricadas em aço-liga de alta qualidade, que após as operações de desbaste são submetidas a tratamento de cementação e têmpera. Os flancos dos dentes são retificados pelo processo de geração.
Mancais
Os mancais são de rolamentos autocompensadores de rolos ou rolos cônicos selecionados para suportarem as cargas indicadas.
Lubrificação
Os rolamentos, como as engrenagens, são lubrificados geralmente por imersão ou quando necessário à pressão mediante bomba de óleo. A parte inferior da caixa serve como depósito de óleo.
Refrigeração
Na maioria dos casos, o calor irradiado pela superfície exterior é suficiente para manter o sistema num regime térmico adequado. Quando necessitar de refrigeração adicional, esta poderá ser feita por serpentina, trocador de calor externo ou ventilador axial.
Forma de fornecimento
Os redutores são fornecidos sem óleo lubrificante. O interior da caixa é revestido de uma pintura resistente ao óleo.
As pontas dos eixos são protegidas contra a corrosão.
Os redutores são fornecidos pintados com esmalte sintético, padrão WEG-CESTARI, ou conforme solicitação específica do cliente.
Opcionais:
Vedação Taconite: A Vedação Labirinto Taconite garante que os retentores e as pistas dos mesmos não sejam contaminados por agentes corrosivos ou abrasivos. Esta vedação forma uma película de graxa protetora que mantém a região dos retentores limpas.
Placa de inox: Devido aos agentes contaminantes e abrasivos no ambiente de mineração, é exigido o fornecimento de uma plaqueta de identificação que resista a essas condições. Os dados são gravados em baixo relevo e podem ser inseridas informações como TAG do equipamento.
Prolongador de Respiro: Utilizado para evitar que o acúmulo de pó em cima do redutor interrompa o fluxo de ar entre redutor e meio externo, e que contamine o óleo. Esta obstrução causa aumento da pressão interna do redutor que leva ao vazamento pelos retentores e juntas.
A contaminação do óleo leva estes contaminantes até os rolamentos e engrenagens causando uma menor vida útil e desgaste prematuro de todo redutor inclusive do óleo.
Retentores em Viton: Os retentores em Viton suportam temperaturas maiores de operação, possuem uma maior confiabilidade e tempo de vida útil mais elevado, por serem mais resistentes a abrasão.
Nível de Óleo Tipo Vareta: Melhor visualização do óleo em ambientes com pó. Pode-se verificar o nível e a cor do óleo de maneira mais confiável. As lentes dos visores do tipo “olho de boi” e capela tendem a escurecer com o tempo, dificultando a visualização do óleo.
Bujão Magnético: Retém partículas metálicas provenientes do desgaste natural de engrenagens e rolamentos e ainda, possíveis fragmentos metálicos. Estes contaminantes são levados pelo óleo lubrificante até as pistas e roletes dos rolamentos e entre o contato das engrenagens, levando todos estes componentes a um desgaste prematuro e em casos extremos a quebra.
Válvula Globo: Facilita a drenagem e troca do óleo.