Serviços de manutenção de motores elétricos nas instalações da ESA Eletrotécnica Santo Amaro LTDA. A ESA executa os serviços de manutenção geral dos motores elétricos trifásicos assíncronos de indução com rotor gaiola, conforme relação de carcaças Normas ABNT NBR 8441. Este trabalho visa colocar o equipamento nas condições de um novo compreendendo os seguintes serviços.
2.1.1 – Revisão do estator (Rebobinamento)
a) Retirada do enrolamento a frio por processo mecânico e químico se necessário;
b) Limpeza completa;
c) Isolação dos canais, entre grupos de bobinas e amarração em classe “F”.
d) Troca de cabos de saída. Utilizados cabos classe “H” com terminais prensados e soldados;
e) Impregnação em verniz no mínimo em classe “F” e polimeração em estufa;
f) Ensaios elétricos, conforme classe de potência;
2.1.2 – Troca de Rolamentos
a) Extração e substituição dos rolamentos por novos;
b) Limpeza completa no rotor;
c) Testes na gaiola do rotor;
d) Verificação das condições do eixo;
2.1.3 – Recuperação das Tampas
a) Limpeza completa;
b) Verificar região dos rolamentos e levantamento dimensional obedecendo à tolerância do diâmetro do rolamento;
c) Verificar e limpar o canal de graxa e substituir os pinos graxeiros;
d) Verificar ventoinha e tampa defletora de proteção;
2.1.4 – Montagem Geral
a) Montagem do motor elétrico, com substituição de parafusos e guarnições caso necessária, fixação da caixa de ligação;
b) Ensaios de bancada: Medição de amperagem com tensão nominal e com o rotor livre, e leitura do nível de vibração do motor em vazio;
2.1.5 – Serviços complementares A ESA executará entre outras, as seguintes atividades ou tarefas necessárias à correção e completa execução dos serviços contratados.
a) Pintura geral e identificação do motor elétrico: As partes internas (estator) terá uma demão de verniz alquímico sobre as bobinas. As partes externas do motor (carcaça e tampas) será aplicada uma demão de tinta sintética na cor azul padrão Weg ou conforme determinação do cliente.
b) O motor elétrico será entregue lubrificado de acordo com as especificações do fabricante;
c) Análise da intervenção na revisão; d) Inspeção visual e análise dimensional dos componentes com registros dos ajustes encontrados;
e) A análise das causas prováveis da falha;
f) Recomendação de melhorias que visem a reduzir o risco desta falha voltar a ocorrer;
g) Levantamento dos componentes que apresentarem desgaste, para recuperação ou substituição;
h) Registro e emissão de relatórios com ajustes finais deixados;
i) Modificações nos componentes mecânicos do motor previamente autorizados